A Empresa

A CERÂMICA UNIÃO é uma empresa de tradição no setor da construção civil, com sua experiência que cresce a cada dia, busca atender os mercados mais exigentes, produzindo artefatos Cerâmicos, com excelente qualidade e o melhor custo-benefício para seus clientes.

Composta por equipamentos modernos para se ter um rígido controle no processo de fabricação, disponibiliza produtos com o mais alto padrão de tecnologia, garantindo para sua obra o máximo em resistência, durabilidade e economia, aliando competência e credibilidade no atendimento a seus clientes.
 
As inovações tecnológicas, aprimoramento de processos e expansão do mercado são diretrizes que garantem a empresa planejar estrategicamente as ações de novos investimentos, possibilitando uma maior oferta e variedade de produtos no mercado e um atendimento cada vez mais especializado aos seus clientes.



MAIS DE NOSSA HISTÓRIA

Inaugurada em 21 de setembro de 1976, da união de esforços de um grupo de empreendedores, primeira indústria da Região, a Cerâmica União coincidiu com o período de implantação dos programas de habitação desenvolvidos pelo Governo Federal, visando reduzir o déficit habitacional do País.
O médico, Dr. Mauro Eurípides Rocha Mendes, visionário e empreendedor dinâmico, natural de Monte Carmelo, recém-formado em 1969, foi convidado por um amigo residente na região para conhecer Salinas. Acabou ficando. Antenado no mercado e interessado no desenvolvimento econômico de Salinas, pensou que poderia abrir um novo negócio.
Ele e quatro sócios montaram a Cerâmica União, sendo o único Fundador Presidente ainda na gestão dos negócios com o filho Mauro Henrique Rocha Mendes, como Diretor e Geraldo Eustáquio Mendes, na Gerência Geral..

Assim nasceu a Empresa, superando dificuldades econômicas e geográficas, localizada na cidade de Salinas/MG, á Rodovia MG 404 – KM 01, á leste do Norte de Minas, na região do semi-árido, atualmente ligada a todo o Brasil por vias asfaltadas de boa qualidade, constituindo em pólo produtor de Telhas da melhor qualidade, produzindo uma ampla linha de produtos de diversos modelos de material natural e resinamento de Telhas – Vermelha e Branca, Tijolos de Vedação, Lajotas, etc., sendo a maior e mais bem sucedida Empresa do ramo em operação na Área Poligonal Mineira.

A trajetória da Empresa é marcada pela sua importância sócio-econômica para a região de Salinas, gerando 250 empregos diretos e acima de 600 indiretos e com capacidade de produção de mais de 2.000.000 peças/mês. A produção abastece os Estados de Minas Gerais, Bahia e ainda cidades do Espírito Santo, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. 
No processo produtivo, a Empresa utiliza secador semi-contínuo, linha automatizada de abastecimento de serragem de madeira para queima e prensagem automatizada de fabricação.
        
As inovações tecnológicas, aprimoramento de processos, qualificação de mão de obra e expansão do mercado são diretrizes que garantem a Cerâmica União planejar estrategicamente as ações de novos investimentos, possibilitando maior oferta e variedades de produtos no mercado e atendimento cada vez mais especializado aos seus clientes, através de uma rede de Revendedores e Representantes.
A Empresa com sua vocação de melhoria contínua mostra-se ainda mais comprometida para atender as demandas da construção civil, adequando-se ás Normas Técnicas da ABNT, inclusive com qualificação no PSQ de Blocos Cerâmicos e Telhas, ação integrada do Governo em prol da conformidade técnica. A participação da Empresa no PSQ, atestando o compromisso pela qualidade, garante maior credibilidade, satisfação do cliente e comprometimento.
Com uma administração participativa a Empresa ouve seus colaboradores e tem como foco as relações humanas, as questões sociais e a segurança no trabalho.

Em seu processo de expansão, a Empresa manteve a visão vital de preservação ecológica. A lenha, um dos insumos mais empregados é proveniente dos Projetos próprios de Reflorestamento de Eucaliptos e Pinus garantindo a preservação do meio ambiente.
A extração da argila resulta na formação de Reservatórios de água, que, ao contrario de prejudicar ou causar danos a natureza, favorece retendo água para os períodos de estiagem.
A Empresa com uma visão empreendedora ampliou a sua atividade econômica na imunização de madeira tratada, proveniente do plantio de eucaliptos, garantindo sua sustentabilidade, bem como agregando valor, á madeira tratada como diferencial para o comércio.